1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (7.666 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...

PRONATEC 2017 – Inscrições, nota de corte e vagas

Você não quer perder 4 ou 5 anos em um curso de graduação? Quer entrar no mercado de trabalho rápido? Então nós temos a solução! Com o PRONATEC você pode garantir uma vaga em um curso técnico, cuja duração é de no máximo 2 anos e que possui uma alta taxa de empregabilidade em nosso país.

Anúncios

Ao terminar um curso técnico as suas chances de conseguir um emprego aumentam, visto que esse tipo de ensino tem sido muito valorizado e a procura por mão de obra capacitada está grande atualmente. A boa notícia é que as inscrições para o PRONATEC devem iniciar nas próximas semanas! Descubra a seguir como você pode participar.

PRONATEC 2017

O PRONATEC é a sua porta de entrada para o ensino técnico. O objetivo do programa é oferecer vagas em institutos federais, escolas técnicas e instituições de ensino técnico e tecnológico, tanto públicas quanto privadas. Não existe um período determinado para a inscrição no PRONATEC; através do portal você pode pesquisar por vagas o ano todo, o que muda é o fato de algumas instituições parceiras só abrirem as vagas no início do ano, como agora.

Anúncios
PRONATEC 2017
PRONATEC 2017. Imagem:divulgação

Nem sempre a nota do ENEM é um critério de seleção: isso varia de acordo com cada instituição e os seus requisitos para selecionar os alunos. O PRONATEC possui um catálogo de cursos técnico amplo, com requisitos que variam de precisar ter terminado o 2º grau ou apenas completado a 8ª série. Com certeza você encontrará um curso que combine com o seu gosto e objetivo. Essa é uma oportunidade única, não desperdice. A seguir nós lhe ensinamos como você pode se inscrever para garantir a vaga.

Acesse e saiba mais informações: Resultado Enem 2016 e Inscrições Enem 2017

Inscrições PRONATEC 2017

As inscrições para o programa acontecem pela internet, diretamente no site http://pronatec.mec.gov.br/inscricao/. Ao acessar você pode optar por “Pesquisar Vagas” no lado esquerdo ou preencher diretamente o formulário da página principal para procurar por vagas em sua região. Se houver algo disponível, o sistema irá mostrar juntamente com os requisitos, informações do curso e como participar.

Anúncios
incrições pronatec 2017
Inscrições Pronatec 2017. Imagem:divulgação

Nem sempre a inscrição direta pode ser feita pelo site do PRONATEC, sendo preciso ir pessoalmente até a instituição. Pode acontecer também de não houver vagas no sistema; nesse caso você pode se dirigir até uma escola da sua região que ofereça cursos técnicos para obter informações do período de inscrições e os requisitos. Lembre-se de verificar antes se a escola em questão é uma parceira do programa, a grande maioria é, mas não custa nada se certificar.

Acesse e saiba mais informações: PROUNI 2017 – Inscrições, vagas e cursos

Nota de corte PRONATEC 2017

Como você viu, o catálogo de cursos do PRONATEC não exige que o candidato tenha realizado o ENEM. Alguns cursos podem exigir apenas ter concluído o ensino médio, enquanto outros exigem que tenha terminado o ensino fundamental. Depende muito do tipo de curso, sua dificuldade e carga horária.

nota de corte pronatec
Nota de corte PRONATEC 2017. Imagem:divulgação

No entanto, além de preencher o requisito do programa, o candidato também deve procurar conferir os requisitos da instituição que deseja se matricular. Algumas exigem uma determinada nota no ENEM, enquanto outras exigem apenas que tenha mais de 16 anos. Para não ter erro, sempre faça o ENEM se o seu objetivo é ingressar em algum curso. Na maioria dos casos é exigido que o candidato tenha obtido uma média igual ou maior que 450 pontos, além de não poder ter zerado a redação.

Acesse e saiba mais informações: Jovem Aprendiz 2017

Vagas PRONATEC 2017

O MEC ainda não divulgou o número de vagas do PRONATEC 2017. Geralmente isso pode depender da disponibilidade de cada instituição parceira, quantas salas de aula há disponíveis e quantos alunos a infraestrutura pode aguentar. Por isso, o mais recomendado é que você acesse o portal da instituição desejada ou vá até ela pessoalmente e se informe do curso e da quantidade de vagas que são abertas todos os anos.

Assim você já fica ciente do que precisa para entrar e pode se preparar desde agora. Como estamos no início do ano, é comum as escolas abrirem suas vagas para novos alunos. Acesse o portal do PRONATEC, efetue a pesquisa e encontre um curso próximo de você. Alguns possuem uma carga horária bem curtinha, podendo acabar em até um ano e meio e facilitando a sua entrada no mercado de trabalho.

Adicionar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Visualizados