1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (76.545 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...

O que é o Mediotec?

O Mediotec é um novo sistema do Governo Federal que procura qualificar os alunos para empregos ainda durante o Ensino Médio. Com ele o jovem se forma e já tem uma profissão. Aqui vamos falar tudo sobre esse novo sistema de ensino.

Anúncios

O que é o Mediotec?

O Mediotec é uma alternativa para os jovens que desejam concluir o Ensino Médio e já ter uma qualificação técnica. Os alunos passam por cursos profissionalizantes destinados para uma área especifica. O novo programa foi criado no fim de 2016, sendo uma das maiores transformações feitas pelo novo Governo Federal. Pode ser considerado como uma espécie de Pronatec (Programa Nacional do Ensino Técnico e Emprego).

Mediotec
Mediotec. Imagem:divulgação

Com o Mediotec os jovens terão maior liberdade para decidir os seus futuros. Eles poderão escolher entre ciências da natureza, ciências humanas, matemática, linguagens ou uma formação técnica.

Anúncios

Os cursos serão oferecidos em parceiras com as instituições do Sistema S, como o Sesi (Serviço Social da Industria), Sesc (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) e Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial). Esse é um dos primeiros passos para aumentar o ensino integral no país.

Acesse e saiba mais informações: Jovem Aprendiz Unimed 2017 – Inscrições, vagas e benefícios

Inscrições Mediotec

As inscrições para o Mediotec devem ser abertas no meio do ano. O MEC (Ministério da Educação) planeja investir mais de R$ 1,5 bilhão nos próximos dois anos e solidificar o sistema. O período de inscrições das escolas interessadas será entre 17 e 24 de abril. Poderão participar escolas da rede pública de ensino ou particular, desde que banque todos os custos.

Inscrições Mediotec
Inscrições Mediotec. Imagem:divulgação

Já para os alunos a inscrição poderá ser feita diretamente nas escolas participantes, levando documentos pessoais, como o CPF (Cadastro de Pessoa Física), RG (Registro Geral) e comprovante de residência. As bolsas são oferecidas principalmente para os estudantes que estiverem no segundo ou terceiro ano.

Anúncios

Número de vagas do Mediotec

Em 2017 deverão ser liberadas 82 mil vagas. O número deverá aumentara cada ano, até chegar a todo o Brasil. A ideia do MEC é que o Mediotec seja uma semente para o ensino integral no país.

Acesse e saiba mais informações: Jovem Aprendiz Adidas 2017

Qual a diferença entre o Mediotec e o Pronatec?

Alguns podem confundi o Mediotec com o Pronatec. Porém existem algumas diferenças entre ambos. A maior diferença é que o Mediotec só oferece vagas para alunos do Ensino Médio, quem já concluiu não pode participar.

Inscrições Mediotec
Inscrições Mediotec. Imagem:divulgação

Será feita uma análise para verificar quais são as maiores necessidades em cada local do país, sendo assim, as chances de concluir o estudo e arrumar uma vaga no mercado de trabalho são maiores. Os dois programas são parceiros do Sistema S.

Para quem é oferecido o Mediotec?

O Mediotec será ofertado somente para alunos do Ensino Médio. As condições econômicas e o local de moradia do estudante influenciam na busca por uma vaga, quem recebe o bolsa família tem mais chance. O Mediotec irá ajudar os jovens em condições de risco, que terão uma oportunidade de modificar o seu futuro.

Acesse e saiba mais informações: Jovem Aprendiz Itaú 2017

Cursos do Mediotec

Ainda não foram definidos os cursos que serão disponibilizados no Mediotec. Mas está garantido que todos serão do tipo técnico. Para concorrer a uma vaga o candidato deve ter acabado o Ensino Fundamental.

Cursos do Mediotec
Cursos do Mediotec. Imagem:divulgação

O aluno vai estudar as matérias obrigatórias, além da formação técnica. Provavelmente terão cursos nas áreas de Segurança do Trabalho, Administração, Mecânica e Contabilidade.

Objetivos do Mediotec

Um dos maiores objetivos do MEC é potencializar o acesso ao ensino integral. O Mediotec será o primeiro passo com esse intuito, pois durante um período os alunos vão para o Ensino Médio, e no outro período adquirem conhecimentos para a profissão. A meta é fazer com que 25% dos alunos brasileiros estudarem integralmente até 2024.

Adicionar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Visualizados