1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (7.655 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...

Jovem Aprendiz Curitiba 2017 – Inscrições, vagas e benefícios

Você tem de 14 a 24 anos e está cursando o Ensino Fundamental ou Médio? Então você pode participar do Programa Jovem Aprendiz!!!

Anúncios

O Programa Jovem Aprendiz trata-se de um projeto do Governo Federal, que surgiu a partir da Lei de Aprendizagem nº 10.097 do ano 2000. A principal finalidade desta lei é que as empresas desenvolvam programas de aprendizagem que objetivem a capacitação profissional de adolescentes e jovens.

O que o programa tem conseguido desde sua criação é motivar o trabalho do jovem, no país, ou seja, diminuir a dificuldade que as pessoas, ainda sem experiência no mercado de trabalho, consigam seu primeiro emprego!  Mas, e você… Sabe como pode participar do programa?

Anúncios

O que a lei Jovem Aprendiz determina

A lei é bem clara quando determina que empresas de médio e grande porte são obrigadas a reservar uma cota do quadro de funcionários para a contratação de jovens aprendizes (a cota representa o mínimo de 5% e o máximo de 15% do quadro de empregados, cujas funções demandam formação profissional).

Há uma série de ajustes quando se fala em trabalho para adolescentes, a principal delas é o horário de trabalho, que deve respeitar o turno da escola, em outras palavras, uma atividade não pode atrapalhar o rendimento da outra e sim se complementarem.  O contrato de trabalho pode durar até dois anos, e além de atuar na empresa como aprendiz, o jovem também acessa uma série de capacitações, oferecidas pela empresa, que mesclam teoria e prática.

Jovem Aprendiz Curitiba 2017
Jovem Aprendiz Curitiba 2017. Imagem:divulgação

A Lei também define que é preciso estar matriculado ou já ter concluído a Educação Básica (Ensino Médio) para acessar o programa. Os estudantes vindos de escolas públicas possuem preferência na seleção, tendo em vista que o programa visa à inclusão social, mas não são excluídos da seleção os oriundos de escolas particulares.

Outro diferencial na hora da escolha do jovem aprendiz por parte das empresas é a freqüência e o desempenho escolar, ou seja, fique esperto e participe das aulas de sua escola ativamente, seu futuro profissional está diretamente ligado a maneira como encara as suas tarefas escolares!

Acesse e saiba mais informações: Jovem Aprendiz Unimed 2017 – Inscrições, vagas e benefícios

Como participar do Jovem Aprendiz?

O primeiro passo para se tornar um Jovem Aprendiz é procurar as empresas de sua cidade que oferecem o programa. O CIEE/PR www.cieepr.org.br, o SENAC www.pr.senac.br e o SENAI www.pe.senai.br estão sendo grandes parceiros do programa, sendo os locais onde tanto as empresas como alunos são bem assessorados.

Em geral, são essas instituições que ficam responsáveis pela seleção e organização dos cursos profissionalizantes onde o jovem irá aprender uma futura profissão.

Anúncios

Após esse primeiro passo é hora de entrar em contato com as empresas para verificar a disponibilidade de vagas e processos seletivos em aberto.

Atenção: Não tenha medo nem vergonha de perguntar ou de se colocar interessado em alguma vaga! Lembre-se: quem não é visto não é lembrado! Você terá todo o auxílio e está amparado por uma Lei. Então se faça presente e disponível em começar sua vida profissional!

Por que ser um Jovem Aprendiz?

Porque o mercado de trabalho é competitivo e quanto antes você acessar conhecimentos práticos e teóricos sobre ele melhor e mais rápido você irá desfrutar de sua independência financeira!

Ingressar no mercado de trabalho e ao mesmo tempo ter acesso a conhecimentos específicos sobre alguma profissão é uma oportunidade ímpar. Qualificação profissional e experiência de trabalho devem andar juntas e o Programa Jovem Aprendiz é um excelente caminho para isso.

Jovem Aprendiz Curitiba 2017
Jovem Aprendiz Curitiba 2017. Imagem:divulgação

Uma das grandes vantagens é que você não paga nada para acessar os cursos profissionalizantes e ainda ganha porque trabalha na empresa. É claro que seu salário inicial não será muito, mas pense que o que você está fazendo é um investimento no seu futuro.

Mesmo não sendo uma regra, muitas empresas acabam efetivando o jovem aprendiz após o final do programa, especialmente aqueles que se destacaram e mostraram comprometimento e determinação.

Em outras palavras, participar do Jovem Aprendiz pode ser a chave para que ao final do programa você tenha seu emprego garantido na empresa onde atuou. Muitos profissionais que hoje ocupam cargo de gerência em grandes empresas começaram suas vidas profissionais através do programa.

Acesse e saiba mais informações: Jovem Aprendiz Adidas 2017

Seu primeiro emprego está em vias de acontecer!

Segundo o site www.gerar.org.br, que é um dos responsáveis pela implementação do Jovem Aprendiz no Estado de Santa Catarina e Paraná, atualmente estão sendo desenvolvidos e há vagas nos seguintes cursos:

  • Auxiliar de Alimentação: preparo e serviços
    • Comércio e Varejo
    • Logística
    • Ocupação Administrativa
    • Turismo e Hospitalidad

Dê o primeiro passo para seu futuro profissional, faça seu cadastro no site como Aprendiz e participe dos processos seletivos!

1 Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Gostaria muito de fazer parte de uma equipe de trabalho. Não tenho experiência mais tenho muita vontade de aprender só pesso uma chance para mostrar o meu potencial. So tenho um curso que fiz pelo semad

Mais Visualizados