1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem votos)
Loading...

Jovem Aprendiz 2017

Arrumar um emprego não é nada fácil. E se é complicado para quem está trabalhando e tem experiência, imagine para um jovem buscando o primeiro trabalho? A situação é mais difícil ainda. Porém devemos dizer que há sim possibilidades para um jovem inexperiente: uma delas é o programa Jovem Aprendiz, que é responsável pelo ingresso de muitos ao mercado de trabalho.

Anúncios

E se quer conseguir o primeiro emprego em 2015 saiba mais sobre as possibilidades que o programa Jovem Aprendiz pode lhe reservar:

O que é o programa Jovem Aprendiz?

Atualmente há uma lei que obriga médias e grandes empresas a contratarem entre 5% e 15% de aprendizes, sendo essa quantidade proporcional ao número de trabalhadores cujas funções requeiram formação técnica de nível básico. E os beneficiados por essa lei são os jovens aprendizes.

Anúncios
Jovem Aprendiz 006
Jovem Aprendiz 2017. Imagem:Divulgação

Jovens aprendizes são aqueles entre 14 e 24 anos que ganham a oportunidade de entrar no mercado de trabalho e colocar em prática aquilo que estão aprendendo em cursos de aprendizagem, normalmente ministrados por ONGs, escolas técnicas ou instituições do Sistema S (Senac, Senai, Senat, Sescoop).

Os Jovens Aprendizes tem direitos?

Segundo as determinações do Ministério do Trabalho e Emprego, um jovem aprendiz tem jornada de trabalho de quatro a seis horas diárias caso ele não tenha concluído o ensino fundamental, sendo que tem direito a salário mínimo-hora, considerando o valor de piso estadual, caso ele exista.

Jovem-Aprendiz-001
Jovem Aprendiz 2017. Imagem:Divulgação

O jovem aprendiz também tem direito a outros benefícios como vale-refeição, vale-transporte, assistência médica e odontológica, vínculo empregatício com anotação na carteira de trabalho, e outros. O contrato de aprendizado tem duração normal de dois anos.

Anúncios

Quais as vantagens de ser um jovem aprendiz?

Ser um Jovem Aprendiz é algo que traz muitas vantagens: é uma porta de entrada para o mercado de trabalho e com grandes chances de se tornar um emprego de verdade já que muitas empresas preferem contratar o aprendiz definitivamente ao fim do contrato de aprendizagem devido ao treinamento e o fato de já conhecer a dinâmica de funcionamento do local.

Jovem aprendiz 008
Jovem Aprendiz 2016. Imagem:Divulgação

Como ser um jovem aprendiz 2017?

O jovem aprendiz deve seguir alguns requisitos: a idade entre 14 e 24 anos incompletos, ter concluído ou estar cursando o ensino fundamental ou cursar o ensino médio e estar vinculado ou cadastrado em uma organização que conte com programa de aprendizagem. Muitas grandes e renomadas empresas disponibilizam editais e vagas para aprendizes como é o caso dos Correios, Petrobrás e outras similares.

Jovem Aprendiz 007
Jovem Aprendiz. Imagem:Divulgação

Você pode encontrar boas vagas e oportunidades por meio do CIEE, Espro e Senai. Esses são apenas alguns dos principais exemplos já que outras alternativas estão sempre surgindo.

Adicionar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Visualizados