O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) está com o período de inscrições aberto para o primeiro semestre de 2022. A partir do dia 26 de janeiro quem realizou a inscrição sido selecionado pelo sistema fies pode agora concluir o seu pedido. O Fies custeia de 50% a 100% das mensalidades de instituições privadas de ensino superior, para estudantes que não podem arcar com as despesas integrais do seu curso.
Inscrições Fies 2022
O primeiro período de inscrição do Fies 2022 começou em janeiro e até o dia 20, os estudantes selecionados poderão finalizar o seu processo de inscrição. Já aqueles que estiverem na lista de espera terão até o dia 3 de março para terminar o seu cadastro. O segundo período de seleção começa somente a partir do próximo semestre e para participar é necessário respeitar alguns critérios.
Os interessados em solicitar o Fies 2022 devem também ter a última nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) com pontuação acima de 450 e com nota acima de zero na redação. A classificação dos estudantes seguirá em ordem decrescente, conforme a nota do Enem.
Quem pode pedir o financiamento estudantil 2022?
Os candidatos que desejam solicitar devem ter renda menor ou de até de 3 salários mínimos por mês. A prioridade é para cursos de engenharias, para formação de professores e de saúde. O curso escolhido pelo estudante deve ter recebido avaliação positiva realizada pelo Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior– SINAES. Ainda foi adotado o critério de nota dos cursos, ou seja, aqueles com nota 5 na avaliação das universidades terão maior probabilidade de receber o financiamento.
Além disso, as regiões do Norte e nordeste terão prioridade na liberação de novos contratos e as instituições de ensino superior devem oferecer pelo menos 5% de desconto para alunos do Fies.
Nota de corte Fies 2022
O processo de inscrição Fies 2022 deve continuar o mesmo dos anos anteriores. Primeiro, o estudante precisa cadastrar uma senha, com o preenchimento dos seus dados pessoais. Após o cadastramento, o candidato deve realizar a sua inscrição no sistema com a nota e a senha do Enem.
Com a validação da documentação, o candidato escolhe umas das instituições financeiras do Fies 2022, para dar entrada no pedido e depois no contrato do financiamento estudantil, levando todos os seus documentos pessoais e os documentos pessoais do seu fiador. Para isso, o universitário tem somente 10 dias corridos.
Documentação para inscrição Fies 2022
Entre os documentos que devem ser apresentados estão um documento de identidade (RG, CNH, Passaporte, Carteira de Trabalho), um comprovante de residência (conta de água, boletos bancários, conta de energia ou telefone, conta de gás ou aluguel), comprovante de rendimentos que podem variar conforme a profissão, mas geralmente o contracheque serve.
Caso o candidato seja casado, ele deve levar os mesmos documentos do cônjuge e do fiador que ficará responsável pelo financiamento. Além disso, o estudante deve ter a nota do Enem e o comprovante de conclusão do ensino médio, mais o histórico escolar que deve ser entregue na faculdade.
Pagamento do Fies
Os alunos que solicitarem o financiamento têm uma carência de 18 meses para começar a pagar o saldo devedor em até quatro anos. Antes disso, durante o curso, ele deve arcar com o pagamento trimestral de até R$ 150,00, referente aos juros do financiamento.
Depois, com o término do curso e encerrado o período de carência, o aluno deverá pagar o saldo devedor, parcelado em até três vezes o tempo de duração do curso, mais 12 meses. A taxa de juros cobrada no financiamento é de 6,5% ao ano e o pagamento é facilitado.
Adicionar Comentário