1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem votos)
Loading...

Eletricistas em busca do NR10

Publicidade


Publicidade


No meio profissional, os eletricistas já possuem conhecimento na sigla NR10, porém em a desinformação atinge vários setores profissionais. Muitos entendem pouco mas não possuem uma noção exata do que é e qual a sua importância. Por isso nesse post abordaremos alguns tópicos informativos e formas de como se especializar nessa norma regulamentadora.

Afinal, o que realmente é NR10?

 

A norma regulamentadora 10 que possui como titulo Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade, é uma norma que tem como identidade regularizar os serviços que englobem eletricidade e seus perigos na profissão. Com intuito também de gerar saúde e segurança dos que se envolvem com a profissão de eletricista.

Publicidade


Publicidade


Criada em 1978 com atualização em 1990 sendo publicada em 2004 pelo ministério do trabalho. O grande destaque pode ser considerado a oficialização onde todas as instalações elétricas do pais devem atender aos padrões das normas da ABNT(Associação Brasileira de Normas Técnicas), a empresa estando fora do padrão de instalação podem receber penalizações do ministério.

O que muda para o profissional eletricista?

 

Publicidade


Se relacionarmos diretamente as atividades de instalação, reparo e serviço de maquinários e redes elétricas as mudanças chegam para diminuir drasticamente os números de acidentes que envolvam o eletricista. Uma das principais alterações ou podemos dizer a principal seria a aplicação de um treinamento, obrigatório para todos os eletricistas, de 40 horas(para profissionais que possuam curso básico).

Publicidade


No curso serão apresentadas as normas e características que devem ser seguidas, e que a cada dois anos, no mínimo, seja realizado um tipo de reciclagem desse mesmo treinamento para mantes o profissional sempre atualizado. Havendo essa necessidade o profissional acaba se conscientizando em relação aos perigos da eletricidade.

Sou eletricista mas não possuo NR10, e agora?

Publicidade


 

Com o acesso a informação nos dias de hoje, ficou muito mais acessível a forma com que pode ser realizado a certificação. Existem diversas plataformas que divulgam e aplicam cursos com certificação, possuindo aulas de varias formas.

Publicidade


Publicidade


Mas não tenho tempo para aulas presencias. Fique tranquilo pois varias plataformas que já trabalham com certificação online, disponibilizando cursos rápidos e de fácil acesso.

Segurança

 

Publicidade


Sempre bom finalizarmos informando que com a certificação a possibilidade de trabalhar com empresas de grande porte pode lhe beneficiar pois cada vez mais as empresas preferem seguir o padrão que o ministério estipula para não sofrerem possíveis penalizações.

Publicidade


Profissionais que entraram como eletricistas por volta de 2004, atualmente passa pelas atualizações nos cursos e todos tem mostrado mudança de postura em relação a segurança do trabalho e principalmente com relação aos serviços envolvidos com eletricidade.

 

Adicionar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Mais Visualizados

Publicidade