1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem votos)
Loading...

O que é o Jovem Aprendiz

Para muitos adolescentes e jovens a entrada no mercado de trabalho é um verdadeiro desafio. Sem experiência para acrescentar no currículo, muitas vezes a primeira oportunidade demora demais a aparecer. Porém, a sorte de muitos vem mudando com o programa Jovem Aprendiz, representando uma excelente alternativa para ingressar em uma carreira e finalmente começar com o pé direito e tudo a oferecer.

Está nessa situação? Então descubra agora o que é o programa Jovem Aprendiz e saiba se você pode ter uma oportunidade!

Entenda o programa Jovem Aprendiz

O programa Jovem Aprendiz atende a adolescentes e jovens entre 14 e 24 anos, oferecendo uma chance para que possam ingressar no mercado de trabalho, unindo o emprego a qualificação por meio de cursos de aprendizagens.

Jovem Aprendiz 001
Jovem Aprendiz. Imagem:divulgação

Há diversas oportunidades para quem está tentando se iniciar no mercado: a lei obriga médias e grandes empresas a contratarem entre 5% e 15% de trabalhadores aprendizes. A quantidade é proporcional ao número de colaboradores da empresa cujas profissões necessitem de formação técnica de nível básico.

Recentemente, o governo federal também anunciou que o programa será estendido para micro e pequenas empresas, podendo contratar por meio do chamado Pronatec Aprendiz.

Quem pode ser um jovem aprendiz?

O candidato deve ter entre 14 e 24 anos, estar frequentando a escola ou ter concluído o ensino médio e estar matriculados em curso de qualificação. Normalmente esses cursos são ministrados por ONGs, escolas técnicas ou instituições do Sistema S (Senac, Senai, Senat, Sescoop).

Jovem Aprendiz 003
Jovem Aprendiz. Imagem:Divulgação

Jovem Aprendiz é a mesma coisa que estagiário?

Embora pareçam semelhantes, o jovem aprendiz e o estagiário são situações diferentes. Conforme citado acima, o jovem aprendiz tem idade entre 14 e 24 anos, está matriculado em curso de aprendizagem e desenvolve as habilidades práticas na empresa na qual trabalha.

Já o estagiário tem idade igual ou acima de 16 anos, estuda cursando o ensino médio, educação profissional, superior ou especial.

Jovem aprendiz 002
Jovem Aprendiz. Imagem:Divulgação

As regras que regem o jovem aprendiz e o estagiário também são diferentes. Enquanto o Jovem Aprendiz é regido pela CLT o estágio tem lei própria já que não é considerado laboral.

Quais os direitos do Jovem Aprendiz?

De acordo com o Ministério do Trabalho e Emprego, o Jovem Aprendiz tem jornada de trabalho entre quatro e seis horas diárias, com direito a salário mínimo-hora, observando-se o valor do piso estadual, caso exista.

Jovem Aprendiz 004
Jovem Aprendiz. Imagem:Divulgação

Também tem direito a outros benefícios como vale-transporte, vale-refeição, assistência médica e similares além de vínculo empregatício e anotação na carteira de trabalho.

Vale a pena ser um Jovem Aprendiz?

Sim, vale muito a pena. O programa conta com várias vantagens: a primeira vantagem é justamente obter o primeiro emprego mesmo sem toda a experiência exigida em seleções normais.

Além disso, o aprendiz pode contar com diversos benefícios, podendo ainda eventualmente ser efetivado ao fim do período de aprendizado. Isso porque muitas empresas preferem dar a chance a alguém já treinado e conhecedor do funcionamento do local do que ter de investir no treinamento de outra pessoa.

Adicionar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Visualizados