Jovem Aprendiz e Menor Aprendiz 2017

Jovem Aprendiz

Você já ouviu falar no programa Jovem Aprendiz? Se nunca ouviu falar ou se ainda tem algumas duvidas sobre o programa não se preocupe, aqui você vai ficar por dentro de tudo sobre o programa Jovem Aprendiz, o que é, requisitos, benefícios e muito mais.

O que é o Jovem Aprendiz ?

O programa Jovem Aprendiz é uma iniciativa do Ministério do Trabalho e Emprego para que os jovens consigam encontrar o primeiro emprego. Todo mundo sabe que hoje em dia ingressar no mercado de trabalho é uma tarefa muito complicada e graças ao Jovem Aprendiz isso ficou mais fácil para os adolescentes que desejam trabalhar.

Jovem aprendiz
Conquiste o seu primeiro emprego (Foto: Divulgação)

Com o Jovem Aprendiz o adolescente tem acesso a um curso de aprendizagem e uma vaga nas empresas participantes. Assim o jovem já vai se qualificando para o mercado de trabalho.

Qual o Perfil do Jovem Aprendiz

O adolescente que quiser ser um jovem aprendiz deve ter bastante força de vontade para estudar e trabalhar ao mesmo tempo. Vontade de aprimorar os conhecimentos, vontade de crescer profissionalmente e ser bastante disciplinado.

Quem pode ser um Jovem Aprendiz

Pode se tornar um jovem aprendiz pessoas entre 14 e 24 anos. O candidato deve estar cursando ou já ter concluído o ensino médio. Qualquer jovem pode se inscrever, porém a preferencia é para os jovens que estudem em escola púbica ou que estejam em situação social vulnerável. As vagas também são destinadas a portadores de deficiência.

Jovem aprendiz
Jovem aprendiz. Foto: divulgação

Jovem Aprendiz – Duração e salário

O contrato firmado entre o jovem e a empresa pode variar de acordo com a empresa e com o tempo do curso de aprendizagem. O máximo que pode durar é 2 anos. Algumas empresas efetivam o candidato após o período do estágio.

Jovem Aprendiz 2016
Jovem Aprendiz 2016 – Imagem: divulgação

O Jovem Aprendiz tem direito a um salário mínimo referente as horas de trabalho e também o período que ficou no curso de aprendizagem. Os que ainda estão cursando o ensino médio devem ter uma jornada diária de 6 horas. Quem já concluiu tem uma jornada de 8 horas diárias.

Quais são os Direitos do Jovem Aprendiz

O jovem aprendiz tem direito a vale transporte, férias e décimo terceiro. O Jovem aprendiz tem praticamente todos os direitos que um trabalhador já fixo tem, a diferença é que o jovem aprendiz, além de estar tendo a oportunidade de garantir o primeiro emprego, ainda conta com cursos de aprendizagem que irão ajudar na hora de procurar um emprego após o período de estágio.

1 comment

  • Google e estou a procura de um emprego tenho 15 anos e quero muito ajudar a minha família nas contas despesas e tudo mais então nisso pensei em me escrever para ver se consigno um emprego mais rápido o possível por favor peço uma ajuda pelo amor de deus

Your Header Sidebar area is currently empty. Hurry up and add some widgets.